Oradores



Inspetor António Lopes Pires




Fez
            O curso da Escola do Magistério Primário de Viseu;
O Curso de Ciências Pedagógicas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Formação pedagógica no Instituto Superior de Pedagogia de Sèvres, no Instituto Nacional de Pesquisa Pedagógica, de Paris e na Escola Normal de Feminina de Amiens, França.

Profissionalmente, foi

Professor do Ensino Básico;
Encarregado das Missões Culturais da Direção Geral do Ensino Primário;
Inspetor-orientador do Ensino Primário;
Inspetor Principal do Ministério da Educação;
Diretor da Escola do Magistério Primário de Viseu.


Durante os últimos 35 anos:

            Dedicou-se ao estudo da antropologia cultural;
Procurou, recolheu, estudou e instalou adequadamente muitos milhares de documentos etnográficos, criando assim o Museu de Silgueiros, no concelho de Viseu, instalado em cerca de 450 metros quadrados de edifício cuja construção também providenciou.
Paralelamente, criou uma biblioteca especializada em etnografia, hoje com cerca de 5000 títulos.
Publicou livros sobre história local e etnografia e colabora em diversos jornais e revistas escrevendo periodicamente sobre cultura tradicional e popular.
Participou e apresentou comunicações em congressos da mesma natureza, no continente e ilhas.
Proferiu conferências, fez palestras, dirigiu cursos de formação sobre a mesma temática em dezenas de localidades de Portugal (incluindo as regiões autónomas), e também no Canadá (Toronto e Montreal), Estados Unidos da América (Newark e Boston), Brasil (Santos, S. Paulo e Rio de Janeiro), Argentina (Buenos Aires e Comodoro Ribadavia) e Uruguai (Montevideu).
Fez exposições de material etnográfico em escolas dos ensinos básico, secundário e superior.


Gosta da fotografia e fez inúmeras exposições individuais na associação de que é presidente e em escolas, bibliotecas e diversas outras instituições dos concelhos de Viseu, S. Comba Dão e de Coimbra.




Pedro Félix


Pedro Félix é investigador do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) desde 1997 e colabora com o Museu do Fado desde 2005.

Formação Académica/ Education:
- 2012 Candidato ao doutoramento em Antropologia (ramo Produção, Trabalho e Consumo) com a tese “Ai se ele cai. Uma etnografia da prática do grupo Xutos & Pontapés”
1997. Licenciatura em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com tese “A cantiga é uma Arma” sobre a noção de objecto nas ciências sociais.

Actividade académica e profissional / Academic and professional activities
- Instituto de Etnomusicologia (FCSH-UNL)
- Museu do Fado (EGEAC/ CML)
- 
Centro de Estudos Etnográficos Portugueses (FCSH-UNL) (até 2007)
- Fundação Mário Soares (1998-1999)
- Representação do Instituto de Etnomusicologia na Comissão de instalação do centro histórico e documental do INATEL, (em parceria com a Fundação Mário Soares, Instituto Português de Museus - Arquivo Nacional de Fotografia e INATEL), para o sector dos registos sonoros (1999-2000)
- 
Associação Portuguesa de Ciências Musicais (1999 - 2006)

Investigação/Research Projects:
- desde 2004 “Candidatura do Fado a Categoria de Património Intangível da Humanidade – UNESCO" (juntamente com Museu do Fado)
- 2011-2013 – programa de digitalização de fonogramas históricos de fado. (parceria FCSH_UNL/ Museu do Fado)
- 2004-2007 “O Fado no Século XX: uma abrodagem multidisciplinar ao património cultural intangível português” (POCTI/EAT/60614/2004)

Actividade docente /Teaching activity:
- (desde 2011-2012) leccionação da cadeira de Etnomuiscologia: Práticas de terreno
- (desde 2010-2011) leccionação da cadeira de Etnomusicologia 3 (Métodos e técnicas) na licenciatura em Ciências Musicais (FCSH-UNL)
- 
2011 – 2012 leccionação da cadeira de Práticas rurais do curso de pós-graduação em Estudos de Música Popular, FCSH-UNL
- (2007-8, 2010 - 2011) leccionação da cadeira de Etnomusicologia, Métodos e Técnicas, do curso de Pós-graduação em Estudos de Música Popular, FCSH-UNL
- 


(desde 2006) conferencista convidado da Disciplina Novas Tendências da Investigação, Departamento de Música e Artes – Universidade de Aveiro
- (desde 1998) Conferencista convidado na disciplina Etnomusicologia I e II, Departamento de Ciências Musicais – FCSH/ UNL
- (2010, 2011) Fado. História e práticas da canção urbana. Escola de Verão. FCSH- UNL
- (desde 2010) Portuguese Music in the 20th century. CIEE
- (Desde 2011) Música em Portugal no Século XX, programa de estudos da Universidade de Dalian (China)

Domínio de especialização/ Research domains
:
Antropologia da música / etnomusicologia em contexto urbano. Popular music e Popular Culture. Técnica. Tempo e memória. Património Intangível. Epistemologia das Ciências Sociais. Métodos etnográficos. Fado

Outros domínios/ Other research domains
:
Metodologia e epistemologia. Etnografia. Métodos de representação visual. Etnografia portuguesa. Representação não-linear. Antropologia da conhecimento.

Áreas de Interesse/ Interest Areas:
Estudos sobre práticas no domínio da popular music popular culture. Epistemologia. Etnografia da prática. Política patrimonial

Trabalho de terreno (áreas temáticas)/ Fieldwork (research objects):
Festa (Trás-os-Montes, Ribatejo e Lisboa), editoras discográficas (Lisboa), ranchos folclóricos (Ribatejo e Algarve), pequenas comunidades e novas comunidades (Lisboa), práticas junto de grupos musicais com impacte público (Lisboa), património imaterial (Lisboa).

Comunicações/Papers in conferences:
- Participação no congresso “Cultura e desenvolvimento” organizado pela Associação Portuguesa de Antropologia (Lisboa, Fev. 1993)
- Participação no 1º encontro de Etnomusicólogos Ibero-americanos (Lisboa, Março de 1994)
- Curso de Verão organizado pela UTAD e pela Universidade de Vigo sobre economia subterrânea local (Chaves, Julho de 1994)
- 
Projecto "Revivificação" (INET, Fac. de Ciências Sociais e Humanas - UNL)
- Desenvolvimento de um projecto sobre festa e identidade numa vila do centro do país (Amiais de Baixo) para a Câmara Municipal de Santarém
- Participação na catalogação de documentos do arquivo da Fundação Mário Soares (1998)
- Participação no congresso internacional de Arquivos de Som (International Association of Sound Archives/IASA) ; Viena; 2000
- Realização de wokshop sobre som para cinema com Vasco Pimentel; Fundação Calouste Gulbenkian; 2001
- Participação no seminário “Money for Culture”. CCB, 2001
- Participação no debate promovido pelo Centro de Estudos de Antropologia Social - ISCTE: “Diásporas sonoras” (Março de 2003)
- Organização do Congresso Internacional do Fado - INET-MD/ UNL e CEPCEP/ UCP. Lisboa, 2008
- Elaboração da candidatura do Fado a património Imaterial da humanidade - UNESCO (EGEAC-CML/ INET-MD)
- Projecto "O fado no Século XX: Uma abordagem multidisciplinar ao património cultural intangível português" (INET, 2004-2007, POCTI)
- Comissão de avaliação do património fotográfico nacional (peritagem em representação da EGEAC - CML)
- Criação de um arquivo de som local [Programa de intervenção na Mouraria/ Museu do fado/ INET)

Publicações/Publications:

Teses/ Thesis
(1997) A Cantiga é uma Arma. A canção política em Portugal no pós-25 de Abril. Algumas notas sobre a noção de objecto em Antropologia. Lisboa: Dep. Antropologia - FCSH/UNL
(2011) Ai se ele cai. Uma etnografia da prática do grupo Xutos & Pontapés. Lisboa: Dept Antropologia - FCSH-UNL

Livros (autor)/ Books (as author)
- (2000) 2. Preservar o Património. Registos de Som; INATEL, Lisboa
- (2003) O Rock em Portugal. Projecto de criação de documentos. (Com Amaro, H.; Reis, J.P.) Policopiado
- (2011) Óscar Cardoso. Guitarreiro. Museu do Fado
- (em preparação) Inventário do património fotográfico português: Fado. [compilação de dados e nota crítica introdutória]
- (em preparação) Património Intangível. Uma reflexão e uma proposta
- (em preparação) Biografia de uma guitarra. (Co-autoria com mestre Gilberto Grácio)
- (em preparação) Guitarra Portuguesa.(em co-autoria)

Livros (edição)/ Books (editoral work):

- (2010) Enciclopédia da música em Portugal no século XX. Lisboa: Círculo de Leitos, Temas e Debates (assistente de coordenação)

Capítulos de livros/ chpaters in books:
- (1997) "O que é uma canção nacional. Uma das leituras possíveis das Histórias do Fado." Actas do simposium "Galaicos nas fontes e na memória oral" Chaves: Câmara Municipal de Chaves
- (in prep) "A antropologia nunca existiu… ou nunca devia ter existido" II congresso da Associação Portuguesa de Antropologia
- (2003) “O Concurso da Aldeia mais portuguesa de Portugal” in Castelo-Branco, Salwa; Branco, Jorge de Freitas (coord.)Vozes do Povo.Oeiras: Celta Editores
- (2004) “Rendas de Metais Preciosos. O património musical.” in Catálogo da Exposição “Movimentos_para_Carlos_Paredes”
- (2005) “O que nos dizem as partituras” in Stuart Ilustrações de fado. CML: Lisboa
- (2010)”Dúvida perante a comporta. A etnografia como mediação. Artigo oferecido ao Professor Jorge Crespo”. in Jorge Crespo - Estudos em Homenagem. Oeiras: 100 Luz
- Em preparação artigo a publicar e apresentar em congresso da Associação Portuguesa de Musicologia sobre as editoras Independentes portuguesas. “Divergências. Um passeio pelas editoras independentes”
- (2010) AMA ROMANTA; AMARANTE, Estêvão da Silva; ANJOS Figueiredo, Natália dos; BARRETO, Fernando Jorge da Ponte Lima; BLACK, João (João Salustiano Monteiro); BRITO, Joaquim Frederico de; CALAFATE, Eusébio (António Maria Eusébio); CAMANÉ (Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos); CANÇÃO DO SUL, A; CARMO "Alta" Fontes Páscoa Bernardo, Maria do; CAVALINHO; CEGADA; CLUBE UNIVERSITÁRIO DE JAZZ (CUJ); CONCURSO A ALDEIA MAIS PORTUGUESA DE PORTUGAL; COSTA, Alberto Simões da; EKOS; ENA PÁ 2000; FARINHA, Fernando Tavares; FESTA DO “AVANTE!”; FESTIVAL; FUNDAÇÃO ATLÂNTICA (FA); GUIA, Mário Pinto da; GUITARRA DE PORTUGAL; HARRINGTON, Carlos Jorge de Paiva de Andrade e Castro Miranda; MACHADO, Alberto Victor; MAGALHÃES, Pedro Ayres Ferreira de Almeida Gonçalves; MÃO MORTA; MARCENEIRO, Alfredo (Alfredo Rodrigo Duarte); MARCHAS POPULARES DE LISBOA; MELO, Arménio Coelho de; MENDES, Filipe Alberto Oliveira; MÍSIA (Susana Maria Alfonso de Aguiar); MLER IFE DADA; MOURÃO-FERREIRA, David de Jesus; MUNDO DA CANÇÃO (MC); MÚSICA IMPROVISADA (MI); OBJECTIVO; PERIÓDICOS DE MÚSICA; PETROLINO (Luís Carlos da Silva); PLEXUS; POP DELL´ARTE; POP-ROCK; RAMOS, Carlos Augusto da Silva; REBELO, Nuno Eurico Oliveira Nunes de Almeida; RÊGO, Henrique; ROCK RENDEZ-VOUS; SANTOS, José Carlos Pereira Ary dos; SILVA, Júlio Adolfo César da; SILVA, Manuel Augusto Martins Tristão da; TELECTU; TERESA Moreira de Oliveira, DINA; TINHORÃO, José Ramos; TROUPE GOUNOD; VERBENA; XUTOS & PONTAPÉS; ZÍNGARO, Carlos (Carlos Alberto Corujo de Magalhães Alves) in Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. Temas & Debates/ Círculo de Leitores
- (2010) "Uma biografia no fado". Catálogo da Exposição Camané. EGEAC - Museu do Fado
- (2010) “«Ao fado muito se deve a implantação da República”. In Fado 1910. Sociedade Nacional de Belas-Artes/ Museu do Fado

Artigos em revistas de carácter científico/Articles in Journals
- (2006): O Comportamento expressivo em Portugal na Década de 70 “A Arte eléctrica de querer ser estrangeiro” in Arquivo da Memória;Lisboa
- (2006) “«I was a intelectual Maoist…» Os conceitos de Indústria de Cultura e popular music em Adorno e os seus problemas.” Revista de Ciências Sociais e Humanas. FCSH-UNL: Lisboa (nova série, peer reviewed)

Outras publicações/ other publications
- (1999) “Patrimónios do Fado” in História; nº 15, Junho de 1999
- (2000) Crítica musical para o Jornal “O Público”
- Holst, Gail ([1975] 1994) Road to Rembetika. 
Music of a greek sub-culture, songs of love, sorrow & hashish. [tradução integrada no catálogo do 1º Festival das Músicas e dos Portos 2000]
- (2003): Movimentos Perpétuos, Polydor (livrete do CD)
(2004): O Mundo Ao Contrário, Polydor (Livrete do CD)
- (2004 - 2008) “Arquivo” (pesquisa e redacção do texto para o programa de rádio transmitido na Antena 3 e Antena 1 da RDP)
- Banco de dados "FADO_UNESCO" (Base de dados de carácter museológico de apoio ao trabalho do processo de elaboração da candidatura do fado a património imaterial da UNESCO)
- (2007) Ai a XXXX da minha vida. [Documentário] DVD. Universal (realização de entrevistas)
- (2010) Nova biografia do Fado. EMI (selecção e livrete do CD)
- (2012) O Fado de José Malhoa. 100 anos. Bela e o Monstro/ DN/ JN (Livretes de 8 CDs)

Comunicações/ Papers in Conferences
- "As editoras independentes em Portugal" Comunicação apresentada no IX Encontro de músicologos 1998.
- "Enciclopédia da Música em Portugal no Sec.XX. A construção de uma obra" Participação no 1º Congresso da SiBE (Sociedade Ibérica de Etnomusicologia); Faro; 2000.
- "A popular music e as indústrias da cultura" Comunicação apresentada na Escola de Música de Seia (Comemoração do Dia Mundial da Música) 2001
- "A construção simbólica do fado" Comunicação apresentada ao 1º Colóquio Internacional do Fado (2001)
- “Enciclopédia de Música em Portugal no Século XX.” Comunicação apresentada ao 17th World Music Workshop, organizado pela RDP (Maio de 2002)
- “A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” Apresentação de uma comunicação ao XI Encontro de Musicologia (Maio 2002)
- “O Rock Redez-Vous. O local como um referente central para o desenvolvimento de uma prática musical.” Ler Devagar, Lisboa, (Fevereiro 2003). Organização do Centro de Estudos da Etnografia Portuguesa
- "Diásporas Sonoras. A indústria da cultura e a música do mundo" Centro de Estudos de Antropologia Social - ISCTE: “Diásporas sonoras” (Março de 2003)
- “Monsanto”. Comunicação apresentada no XII Encontro de Músicologia (Maio 2003)
- “Música Popular Portuguesa vs Pop-Rock. Ao vivo em Portugal. Dia 25 de Abril”. Centro de Estudos da Etnografia Portuguesa (Org.), Lisboa (Março 2004)
- “Da reconstrução do método enquanto no terreno”. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – UNL, Lisboa (Abril 2004)
- “Some notes on the last 25 years of popular culture production in Portugal. 
A Rock’n’Roll band – case study” apresentado no Workshop Saúde, Natureza e Peritagens. ISEG – Lisboa (Junho 2004) texto comentado por Vololona Rabeharisoa, Tiago Moreira e Michel Callon
- Participação no congresso anual do "International Association for Sound Archives. 100 years of the Vienna Phonogram Archiv" Instituto de Ciências de Viena; Viena; 2000
- Realização de wokshop sobre som para cinema com Vasco Pimentel; Fundação Calouste Gulbenkian; 2001
- Participação no seminário “Money for Culture”. CCB, 2001
- "Monsanto, the most portuguese village competition". Comunicação apresentada ao 51º Congresso do ICTM (Internacional Council for Traditional Music). Sheffield (Agosto 2005)
- "Fado-UNESCO. Projecto de elaboração da candidatura do Fado a Património Imaterial da UNESCO- Algumas notas e uma reflexão pessimista". Comunicação apresentada ao 3º Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. ISCTE/ICS - Lisboa (Abril de 2005)
- "Fakeways (?). A etnografia (?) de práticas performativas" comunicação apresentada ao 3º Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia. 
ISCTE/ ICS - Lisboa (Abril de 2005)
- "What can digital technologies do for a rock\'n\'roll band?" Comunicação apresentada no The 4th European Biannual Conference of the Society for Science, Literature, and the Arts - Amsterdam 13-16 June 2006
- “Xutos & Pontapés: A Cultural Biography of a Big Sound in a small market”. Comunicação Apresentada na 39th. World Conference of the International Council for Traditional Music – Viena, 4 – 11 July 2007
- “From Zora to Bersabeia: the sound archive as an invisible city. 
Ethics and Politics of archiving.” Comunicação aceite para o congresso European Forum for Ethnomusicology – Lisboa, Set 2007
- "Que farei com esta espada" - algumas notas em torno do processo de patrimonialização do fado. Comunicação apresentada ao Congresso Internacional do Fado. Lisboa 2008
- "Candidatura do Fado ao programa do Património Imaterial (UNESCO)". CRIA, 2008
- "Ulisses, a academia e os Xutos & Pontapés. O lugar da «letra da canção» no estudo da popular music." - Univ. de Lisboa. 
Abril 2009
- “How I designed my fieldwork. The Ethnography of a creative process” Comunicação apresentada no congresso Living Cultures, Univ. Leeds – Leeds, Mar 2009
- "What we can learn from portuguese rock singres" 2nd Voice Science Symposium- The singing voice. 
Universidade de Aveiro - 2010.
- “Uma discussão urgente – o património immaterial” Colóquio Canto a vozes. Portel 2011
- “Atenção, atenção. Aviso à população…” comunicação integrada no painel O Pop-rock em Portugal. Sociedade Portuguesa de Musicologia. Porto 2011

Aplicação computacional/ Data-bases:
- Banco de Dados "Fado-UNESCO" (base de dados de carácter museológico de apoio ao trabalho do processo de candidatura do Fado a Património imaterial da UNESCO).

Bolsas de Estudo / Scholarships:
- 1997 – 2000 Bolsa de Iniciação à Investigação; Praxis XXI / JNICT
- 2000 – 2004 Bolsa de Doutoramento; FCT/ MCT




Padre Morais






Nasceu a 2 De Fevereiro de 1941 em Cativelos, concelho de Gouveia.
Filho de: Humberto Ramos Morais e Aurora do Nascimento Ferreira Oliveira.
Família pobre. Pai chineleiro, mãe doméstica.
Entrou para o Seminário Menor do Fundão – diocese da Guarda – onde estudou Humanidades, em 1953. Transitou para o Seminário Maior da Guarda em 1958.
Ordenou-se em 1965, no Senhor do Calvário em Gouveia.
De 1965 a 1968, foi professor no Seminário Menor do Fundão, onde leccionou: Português, Francês, Inglês e Música e dirigiu o Coro do Seminário.
No Seminário Maior da Guarda, fundou e dirigiu o Coro de vozes iguais de Filosofia. Foi organista do Seminário e da Sé.
Em 1958, tomou conta das paróquias de Terrenho, Torre de Terrenho e Castanheira no concelho de Trancoso.
Em 1970, foi professor no Colégio de Sernancelhe, onde leccionou Moral, Ciências Naturais e Música e no Colégio de Penedono, onde leccionou Música. Organizou e dirigiu o coro do Colégio de Sernancelhe. Posto fora destes colégios pela Pide, saiu das paróquias, que não davam para o seu sustento e, em 1971, tomou conta da Paróquia de Folgosinho, onde se mantém até agora.
Nesse mesmo ano, entra como professor de Educação Musical no Ciclo Preparatório de Gouveia, onde leccionou durante vinte e nove anos.
Durante cerca de vinte anos, ensinou Música, órgão, bandolim e guitarra clássica na Escola Apostólica de Cristo Rei, Em Gouveia. Fundou e dirigiu também o Coro misto da mesma Escola Apostólica.
Em 1976, tomou conta da paróquia de Freixo da Serra.
Em 1976 inicia a renovação do Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho, que ainda hoje dirige.
Em 1977, frequenta o Conservatório de Música da Covilhã, onde faz o segundo e quarto ano de Educação Musical.
Em 1979, toma conta da Paróquia de Nabais.
No ano a seguir frequenta  o Conservatório do Porto, onde faz, num só ano, o Curso Geral e Complementar de Composição, o sexto ano de Educação Musical, História da Música e Acústica.
Entretanto é professor de Música – Composição, História da Música e Educação Musical, no Seminário Maior da Guarda, cargo que mantém durante vinte anos. É ao mesmo tempo, membro da Comissão de Música Sacra e Liturgia da Diocese, onde hoje tem o cargo de “Perito”.
Em 1986, funda o Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia. Dirige-o durante doze anos.
Em 1985, regressa ao Conservatório do Porto, onde frequenta, durante três anos, Composição Superior.
Em 1988, profissionaliza-se na disciplina e toma conta da paróquia de Linhares, que deixa três anos depois.
Em 1995, com dois colegas, toma conta das paróquias: Linhares, Nespereira, Vinho, Moimenta da Serra e Paços da Serra. Acrescenta-lhe Figueiró da Serra, durante meio ano. Nesse meio ano, deixou Nabais, que retomou a seguir, por troca com o P. José Boto.
Em 1996 funda o Coral Monymenta, da Paróquia de Moimenta da Serra, que dirigiu até ao fim.
Em 1999 reforma-se do ensino
Em 2000, toma conta da paróquia de Gouveia e deixa Nespereira, Vinhó, Paços da Serra e Moimenta da Serra.
De 2000 a 2006, é Assistente religioso do Movimento de Cristãos Reformados – Vida Ascendente.
Em 2001, funda o Coral S. Pedro na paróquia de Gouveia, coral que ainda hoje dirige.
Dedicado à composição litúrgica e música para órgão, desenvolve um trabalho de cooperação com as Bandas filarmónicas, no sentido de uma correta participação na liturgia, compondo especificamente para elas.
Em 2008, toma conta da paróquia de Melo.
No momento, é Pároco de Folgosinho, Freixo da Serra, Melo e Nabaínhos, Nabais e Gouveia.

Além do mais, faz parte do Conselho Técnico Regional da Federação do Folclore Português.\\Desde o primeiro Congresso de Folclore organizado pela Federação do Folclore Português em Vila do Conde, cuido que, em 1988, não cessou de investigar, recolher e reflectir sobre o que investigou e recolheu. Participou como conferencista em vários congressos de folclore, não apenas os promovidos pela Federação, mas particularmente, nos Congressos promovidos pela Região de Turismo do Ribatejo. Pertenceu ao Conselho Técnico Nacional, donde saiu, quando o mesmo Conselho foi extinto. Participou em várias Jornadas de formação promovidas pela secção do INATEL da Guarda e publicou vários artigos na mesma revista do Inatel.  No momento, continua a trabalhar na procura da definição do que é música tradicional e na defesa de uma autenticidade etnográfica, ameaçada pela tentação do conceito de Folclore evolutivo.



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